A roda da leitura nas turmas do Infantil
Sabemos que para formar bons leitores devemos incentivar cada vez mais a leitura dentro e fora da escola. Mas como incentivar crianças tão pequenas a se interessarem pelos livros?
Nas turmas do Infantil, as rodas de leitura são realizadas todos os dias, e para estimular nossos pequenos a lerem além da sala de aula, propomos a leitura com seus familiares, trocando livros toda semana. Desta forma cada criança tem a oportunidade de ler um livro diferente em casa, além dos livros que são apresentados na escola.
Neste trabalho, apresentamos uma variedade de títulos e gêneros literários, selecionados pela qualidade e interesse das crianças.
Em sala de aula, nas rodas de leitura, criamos situações em que a criança descobre que um livro é organizado, ou ” montado” em uma editora, lugar que imprime, ordena e organiza todas as páginas para que os mesmos possam ir para as livrarias.
Também conversamos com os pequenos sobre como escolher um bom livro e se apaixonar por ele: não devemos julgá-lo somente pela capa, mas sim conhecer o tema, o autor e um pouco da história. A leitura da sinopse pelo professor é uma boa forma de aguçar a curiosidade sobre o livro.
Observamos juntos a forma que o autor tem de escrever e as gravuras que certo ilustrador faz.
Nossos alunos descobrem que as imagens podem sugerir muitas coisas, até mais do que o próprio texto. Nesta fase da escolaridade as ilustrações têm papel fundamental pois as crianças “leem” as imagens e investigam cada detalhe do desenho, então é necessário selecionar livros que tragam imagens de qualidade e que não ilustrem somente o que o texto já diz.
As turmas do Infantil já têm demostrado interesse por alguns títulos específicos, alguns deles são os livros da coleção ”Estela” e ”Marcos”, em que os protagonistas trazem aventuras e conflitos que são muito atrativos para as crianças dessa faixa etária, pois se identificam com as histórias.
No início e término da leitura a professora busca questionar e fazer algumas intervenções, ajudando os alunos a formular hipóteses sobre o enredo.
As histórias são repetidas algumas vezes para que possam compreendê-las e aprender a contá-las.
Quando voltam com os livros que levaram para casa, nos relatam suas experiências de leitura, indicam histórias para os colegas, discutem ideias e criam suas preferências literárias.
Juntos exploramos muitas possibilidades, e todo esse processo vem sendo muito divertido e significativo para todos, adoramos viajar no mundo dos livros!
Alguns títulos lidos nas turmas de Infantil:
– Bruxa, bruxa, venha a minha festa
– A casa sonolenta
– O caso do bolinho
– Clara
– Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela
– Eu gosto muito
– Fome de urso
– O grande rabanete
– Porcolino e vovó
– O presente de aniversário
– Quem pegou pão na casa do João?
– Quem tem medo de cachorro?
– Totó
– O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado
– O sapo encontra um amigo
– Grunter, a história de um porco insuportável
– Conte uma história, Estela
– Boa noite, Marcos
– Bom dia, Marcos
– O que você está fazendo, Marcos?
– Quando Estela era muito, muito pequena
– Estela, rainha da neve
– Estela, Estrela do mar
– Estela, fada da floresta
– Estela, princesa do céu.
Profª Flávia