É assim que pensamos, agimos e praticamos ROBÓTICA!
A robótica ajuda os alunos a compreender como as coisas funcionam no nosso dia a dia, desde um elevador ao liquidificador; da porta automática do supermercado ao sensor de ré de um automóvel… enfim os objetos do nosso cotidiano.
Vários conteúdos são apresentados e detalhados nas aulas, a criança manuseia, constrói, vê o que dá errado e o que dá certo, por que é preciso tanto parafuso para colocar nesta ou naquela peça, ou qual material alternativo que podemos utilizar nas nossas montagens, experiências e etc. A prática estimulando a teoria.
Com as diferentes montagens e experimentos os alunos usam o raciocínio lógico, o pensamento, a atenção, o poder de concentração e a observação, buscando encontrar soluções para os problemas que surgem.
Com as aulas podemos trabalhar o desenvolvimento da coordenação motora e aprimorar o rendimento escolar, algo fundamental para a evolução do indivíduo, fazendo com que ele consiga perceber quais são os grandes desafios, os caminhos e os recursos que têm à disposição para ter êxito nas tarefas. Ele aprende a se perguntar por que não deu certo no que tentou fazer e a encontrar resposta para cada um dos seus erros. Ele se habitua a pensar sobre o próprio desempenho – e a vibrar com o que se mostra capaz de conquistar.
Nas aulas já usamos…
RoboMind???
ROBO é uma linguagem de programação educativa nova e muito simples que introduz a criança ao mundo dos conceitos básicos de ciência da computação, programando o seu próprio robô.
ROBO é projetado de tal forma que você pode começar a explorar e programar imediatamente. A linguagem de programação especial foi criada e consiste em um conjunto conciso de regras e é voltada para a programação de um robô.
Nossos alunos do 1º ano explicando o Robo Mind:
SuperLogo???
O que é o SuperLogo?
É uma linguagem de programação utilizada para automação e controle de dispositivos robóticos. Foi desenvolvida no Laboratório de Inteligência Artificial do Instituto Tecnológico de Massachusetts.
É um conjunto de materiais disponíveis para colocar à prova o usuário sobre a coerência de suas ideias ao tratar de ordenar alguma coisa ao computador.
Para que serve?
O Superlogo serve para trabalhar a concentração, a lateralidade, a atenção, a percepção dos alunos. Pode ser aplicada em qualquer faixa etária.
O Scracth???
O que é o Scratch?
O Scratch é uma nova linguagem gráfica de programação, inspirada no Logo, que possibilita a criação de histórias interativas, animações, simulações, jogos e músicas, e a partilha dessas criações na Web.
O Scratch e a Matemática
Apesar de o Scratch não ser uma aplicação específica para a Matemática, pode oferecer enormes potencialidades nesse domínio, uma vez que é uma linguagem gráfica que trabalha com o raciocínio lógico.
Kit de Robótica que…
Proporciona um aprendizado prático que desenvolve no aluno a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos. Incentiva o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.
Nas aulas os alunos encontram diferentes situações de desafios e aprendizagem, tanto nas plataformas virtuais citadas acima, quanto nas montagens com materiais alternativos (Carrinho movido a bexiga e Barco movido a sabão) e também com materiais didáticos como o Modelix são oferecidos como proposta educativas.
É assim que pensamos, agimos e praticamos ROBÓTICA!
Profª Glaucia Porto
A Revista Veja publicou uma reportagem referente a: “Crianças que aprendem a escrever códigos para computador desenvolvem o raciocínio lógico e a capacidade de simplificar problemas complexos.”
Confira a reportagem!!!
Momentos das Aulas…