Histórias e Brincadeiras das Crianças Indígenas no Infantil I
O Infantil I está participando do projeto “Histórias e Brincadeiras das Crianças Indígenas”. Um dos objetivos principais deste trabalho é a aproximação das crianças de uma cultura diferente da sua, valorizando-a como é.
Os pequenos precisam identificar e valorizar esses povos, importantes por serem uma das raízes que compõem a identidade cultural do povo brasileiro.
Em uma roda de conversa perguntamos às crianças o que eles já sabiam sobre os índios. Para estimular o interesse pelo assunto utilizamos imagens de índios, ocas, instrumentos, alimentos, pintura corporal e etc.
Realizamos a leitura do Livro “TXOPAI E ITÔHÔ do autor Kanatyo Pataxó, que fala de forma poética e sensível sobre o nascimento dos índios.
“Txopai é o primeiro índio Pataxó a surgir na Terra. Nasceu de uma gota de chuva e, com a sabedoria de quem nasceu primeiro, vai ensinar seus irmãos que surgiram bem depois, de outra chuva, a caçar, pescar, plantar, enfim, a sobreviver do trabalho, respeitando os recursos naturais”.
Trata-se de um mito de origem, escrito e ilustrado pelo índio Kanátyo para seus alunos na escola da aldeia dos pataxós, em Carmésia (MG).
Nas aulas de Arte a proposta foi desenhar a partir de uma interferência (uma dobradura de peixe). Conversando sobre o que aprenderam os alunos fizeram um ambiente para os peixes pescados pelos índios e ainda aprenderam a técnica da dobradura.
As crianças estão muito empolgadas com o projeto e ansiosas por novas descobertas.
Professora Sueli