Robótica: Carrinho movido a bexiga
Trabalhar com robótica é construir robôs ou outros mecanismos que consigam desempenhar tarefas como se locomover sozinho ou levantar um objeto. Com o objetivo desafiador de construir algo, os alunos elaboram estratégias e alteram o planejamento de sua criação quando erram. Do ponto de vista da aprendizagem, essa trajetória é muito estimulante e significativa para criar e buscar resultados as suas situações problemas.
A turma do Integral (programação férias) e Fundamental I tiveram o primeiro de muitos desafios em Robótica, buscando construir e entender o funcionamento do Carro movido à bexiga.
Material necessário: bexiga, mangueira ou canudo dobrável, papelão, conjuntos com rodas e eixos, estilete ou arco de serra, tubos redondos de canetas e fita adesiva.
1) Prenda eixos e rodas no pedaço de papelão. Tome o cuidado de deixar o conjunto rodar livremente, colocando-o dentro de um tubo de caneta.
2) Com a fita adesiva, prenda a bexiga na ponta de um canudo dobrável. Se quiser, use mais de um desses conjuntos para obter mais velocidade.
3) Fixe o conjunto na parte de cima do carro. Não se esqueça de deixar uma ponta do canudo para fora do papelão para poder encher a bexiga.
4) Por fim, dobre a ponta do canudo para cima, de maneira que a bexiga não toque o chão enquanto o carro se movimenta.
Profª Glaucia Porto
Robótica – Educação Tecnológica